Minha mãe tem muita ansiedade e sente o corpo todo queimar. O que pode ser?

  • Sensação de o corpo queimar pode ter várias origens: pode desde ser um sintoma psiquiátrico de transtorno somático ou mesmo de ansiedade, mas também pode ter causas clínicas ou neurológicas. Pode levá-la inicialmente a um bom clínico geral, reumatologista ou neurologista, para excluir possíveis causas orgânicas. Se não houver causas orgânicas, uma avaliação psiquiátrica é importante. Um psiquiatra com experiência em medicina geral também poderá fazer o papel de excluir as principais causas orgânicas e avaliar os aspectos psiquiátricos. Cuidado é necessário para não se afastar de imediato uma causa orgânica, mesmo sendo ela ansiosa.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Como você já disse, pode ser ansiedade. Outra possibilidade é ser Transtorno Somatoforme ou Somatização. Busque ajuda de psiquiatra para a sua mãe.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência