Minha mãe não quer parar de beber e vive caindo e se machucando na rua, está acabada fisicamente e não quer parar de beber. O que posso fazer para ajudá-la?

  • Antes de pensar em internação, podemos medicá-la com um antagonista opióide (para diminuir a vontade de beber) e um ansiolítico para prevenir a abstinência alcoólica.

    Dr. Jayme Tadeu dos Santos
    Psiquiatria
    Itapetininga / SP
  • É uma situação bastante difícil para qualquer família. Ela ainda não está motivada para o tratamento. Acho que a primeira providência é avaliá-la quanto ao impacto do álcool na saúde geral. Um clínico geral poderia ajudar nessa primeira abordagem. Certamente, este profissional encaminhará para o nível de tratamento necessário, neurológico, psicoterápico e/ou medicamentoso, ambulatorial ou internação, com psiquiatra e/ou psicólogo.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Leve a mesma para um CAPS AD (álcool e Drogas) para fazer um tratamento multidisciplinar. Apoie ela no tratamento. Outra opção é a terapia em grupo dos Alcoólicos Anônimos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Deve procurar um(a) psiquiatra com experiência no tratamento de alcoolismo. Há em consultórios particulares e, também, na rede pública. Entidades como ALANON também às vezes pdem ajudar os familiares de pessoas com problemas com álcool. As assistentes sociais dos postos de saúde geralmente têm os endereços dos serviços especializados em álcool e outras substâncias ("drogas").

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria