Minha filha tem 26 anos,é ansiosa demais, tem dificuldades de lidar com conflitos e reclama que está infeliz. Seria caso para passar em psiquiatra?

  • Sugiro que seja avaliada com urgência por médico psiquiatra para averiguação de necessidade de introdução medicamentosa. Já temos tecnologia suficiente para dosagem de neurotransmissores e teste genético para saber qual a medicação mais apropriada para a pessoa, como o Neurofarmagen. Trata-se de um teste genético realizado através da saliva. O teste analisa 128 genes relacionados com o comportamento de 44 medicamentos utilizados na psiquiatria e alguns também na neurologia. Sabemos que 20% a 30% dos pacientes não respondem de forma satisfatória aos medicamentos, tanto por falta de eficácia como por efeitos colaterais graves e intoleráveis. O teste permite uma classificação dos 44 medicamentos em 4 categorias. Isto permite ao médico a escolha melhor, com maior chance de bom resultado.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Com certeza uma consulta com um profissional poderá ajudar a clarear o diagnóstico e principalmente orientar o tratamento adequado. Mas agora é necessário saber da opinião dela. Se ela está disposta a se tratar, pois enquanto a necessidade do tratamento for somente sua, não adiantará.

    Dr. Wilson Gonzaga
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Manaus / AM
  • Uma avaliação deste tipo sempre é interessante no sentido de descartar alguma eventual causa clínica para essas queixas: hipotireoidismo costuma trazer sintomas que se assemelham à ansiedade e depressão.

  • Pode sim passar com psiquiatra, pois o psiquiatra pode passar uma medicação para a ansiedade e ajudar a acalmá-la. A psicoterapia também é uma parte fundamental do tratamento. Ioga e meditação, técnica de mindfulness também ajudam muito.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência