Meu sobrinho completou 17 anos, é especial, tem esquizofrenia e toma 4 pinazam 100mg por dia, fora as outras medicações, que incluindo são 9. Mas, ao invés dele melhorar, emagreceu muito e suas crises passaram a ser diárias, a medicação está errada?

  • Clozapina é a melhor medicação que temos no mercado para esquizofrenia. A diae de 400mg ao dia ainda pode ser aumentada, caso seja um caso grave e conforme a avaliação do psiquiatra. Também há a possibilidade de combinar a Clozapina com outras medicações para melhor controle do quadro atual.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O Pinazam* (clozapina) não leva a emagrecimento. Quando leva a alterações, é de aumento de peso. Em relação às outras medicações, como você não disse quais são, não é possível saber se poderiam estar levando ao emagrecimento - apesar de que, a não ser remédios com objetivo específico de controle de apetite, dificilmente uma medicação psiquiátrica leva a emagrecimento, pelo menos em médio e longo prazo. Quanto às crises diárias, fica ainda mais difícil de comentar, pois você não disse quais são todas as medicações que ele toma e nem descreveu como seriam estas crises - há muitos e muitos tipos de "crises". Fale com o psiquiatra de seu sobrinho e se, mesmo após esta conversa, continuar com dúvidas, pode pedir a opinião de um outro psiquiatra, pessoalmente - mesmo com dados mais completos que os que você forneceu, fica difícil ou mesmo impossível opinar, sem conhecer pessoalmente o paciente.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria