Meu irmão é esquizofrênico e está fazendo uso de medicação. Mesmo assim continua em crises, o que fazer?

  • Deve conversar com o(a) psiquiatra dele. É possível que o remédio ainda não tenha tido tempo suficiente para agir ou que haja necessidade de doses maiores ou, ainda, que não seja o melhor remédio para ele. Além disto, alguns tipos de terapia visando a ressocialização e aumento da resiliência podem ajudar a diminuir o número de crises.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • É sempre importante a participação da família no tratamento. Conversar com o psiquiatria sobre as possibilidades de medicamentos e certificar de que o paciente está fazendo uso correto são passos fundamentais.

    Drª. Cinara Machado Posterli
    Psiquiatria
    Jataí / GO
  • Revisar a medicação.

    Dr. Jose Ari Carletti de Oliveira
    Psiquiatria
    Jundiaí / SP
  • Nesse caso específico é importante você voltar ao psiquiatra e sugerir a ele opções de tratamento pra esquizofrenia resistente. Ou pedir pra ele buscar uma medicação injetável pra aplicar mensalmente ou trimestral. Já existem esses remédios no mercado. As vezes o quadro está tão grave que o remédio oral não funciona. Ou o paciente não está usando como deveria ou joga fora sem que a família perceba.
    Fico à disposição pra mais dúvidas.
    Faço consulta online.

  • Verificar a aderência ao tratamento e necessidade de Ajuste da medicação. É preciso ver se realmente seu irmão está tomando a medicação corretamente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência