Meu filho tem 36 anos. Tem uma semana que ele está com muita ansiedade. Tipo: de sentir desmaio. Ele pratica atividades físicas e quando começa dá vertigem e começa a chorar. Ele teve que se ausentar do trabalho devido a isso. Ontem teve outra crise.

  • Deve levá-lo a um bom clínico geral. Apesar de ter muita ansiedade, os sintomas que descreve têm possibilidade de não serem de origem psiquiátrica (pois sua descrição é incompleta). Um psiquiatra com experiência em medicina geral também poderá ser útil. Ansiedade dificilmente leva a desmaios. Por outro lado, desmaio não se "sente": desmaiar é a pessoa perder subitamente a consciência e, geralmente, cair (a não ser que já estivesse deitado). O que as pessoas relatam como "sensação de desmaio", um termo que não tem significado médico, pode ser muitos sintomas diferentes: vertigens, vista turva, sensação de andar sobre nuvens, medo de desmaiar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Seria importante ele fazer um check-up cardíaco e, após descartar doença cardíaca, o quadro de ansiedade se confirma. O tratamento da ansiedade deve ser realizado com psicólogo e com médico psiquiatra.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência