Meu filho só fica no computador, não tem disposição pra nada, nem trabalho nem estudo, nem mesmo de se alimentar. Está com sintomas de depressão. Que especialista devo procurar?

  • O(a) profissional deve ser um(a) psiquiatra.

    Não dá para saber que diagnóstico tem seu filho, porém há duas grandes possibilidades:

    a) depressão - trata-se de um estado em que ocorrem alterações químicas no cérebro e a pessoa sente desânimo, tristeza, muitas vezes nem vendo sentido na vida; podem ocorrer diminuição de apetite, insônia ou excesso de sono, dificuldades de concentração e outros sintomas;

    b) dependência de internet - trata-se de um problema com algumas semelhanças com a dependência de drogas, em que a pessoa se envolve tanto com o uso da internet que o resto de suas atividades vai se tornando cada vez mais restrito; a pessoa fica literalmente "viciada" no uso do computador.

    É importante acrescentar, ainda, que pessoas podem ter os dois problemas simultaneamente.

    O tratamento da depressão, se for o caso, exige, atualmente, o uso de medicações e somente um(a) psiquiatra pode avaliar esta necessidade.

    Em relação à dependência de internet, não há nenhuma medicação específica, porém em casos graves existem alguns remédios que podem ser usados. Entretanto, um tratamento claramente indicado é a terapia comportamental, na qual, através de uma análise das circunstâncias que levam ao uso excessivo do computador e das consequências deste uso, procura-se ensinar a pessoa a retomar sua vida de modo mais saudável.

    • Dr. Marcio Candiani
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Psiquiatra de crianças e adolescentes (dependendo da idade). Se for acima de 18 anos, um psiquiatra de adultos atende muito bem.

    O psiquiatra vai avaliar o diagnóstico correto (depressão unipolar, depressão bipolar, outros?).

    A partir daí pode optar pelo tratamento com psicoterapia (psicólogo ou psiquiatra especialista) e medicação.

    O principal sintoma de depressão é ANEDONIA (perda de interesse em atividades que antes davam prazer - futebol, sair de casa, passear) e humor deprimido ou irritável com algum dos sintomas (alteração do sono, apetite, memória, libido).

    Dr. Marcio Candiani
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Belo Horizonte / MG
  • Você deve procurar um médico psiquiatra que possa avaliar seu filho para confirmar ou descartar este diagnóstico que você sugere.