Meu avó tem 85 anos e está tendo alucinações, vê bichos, não consegue mais ficar em paz, não dorme e nem come direito. Vocês podem nos ajudar?

  • Ele pode estar com um quadro de confusão mental causado por infecção, AVC ("derrame"), desidratação, efeitos colaterais de medicamentos ou traumatismo craniano, associado ou não a um quadro demencial prévio. É importante uma avaliação urgentemente em pronto-socorro de clínica médica. Mesmo que ele já apresente um quadro de demência com alucinações e agitação, problemas clínicos podem se sobrepor e agravar ainda mais a confusão mental.

    • Dr. Marcio Candiani
    • Dr. Marcelo Marui Biondo
     Alessandra Sanches Gonzales
    Psiquiatria
    Santo André / SP
  • Como muito bem explicou a colega Alessandra, parece se tratar de quadro de 'delirium', antigo estado confusional agudo (confusão mental). Em idosos até um quadro de desidratação ou diarreia podem provocá-lo. É fundamental uma avaliação médica num serviço de urgência.

    Dr. Marcio Candiani
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Belo Horizonte / MG
  • Você precisa procurar um psiquiatra ou neurologista para avaliação do seu avô, pode ser uma síndrome demencial ou um quadro orgânico. Exames de imagem e de sangue serão necessários.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência