Gostaria de saber se quando uma pessoa fica muito nervosa, começa a salivar muito, o corpo amolece e chora muito pode ser indício de depressão, ansiedade ou de outra coisa. Qual médico devo procurar? Como devo reagir a essas situações?

  • Olá, quadros como esse precisam ser avaliados por um Médico Psiquiatra. As alterações de comportamento justificam a consulta com um especialista. Há várias formas de fazer o tratamento para este quadro, mas é importante que seja feito um diagnóstico adequado. Nesse caso, hipóteses de Transtorno de ansiedade e depressão podem ser aventadas.
    Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

    Dr. Túlio Teixeira de Araújo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    Uberlândia / MG
  • Procure um psiquiatra ou um psicólogo para melhor avaliação das suas emoções e melhor tratamento possível.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Primeiramente, "nervosa" pode significar muitas coisas diferentes, com causas e consequências diversas. As pessoas usam a palavra para designar irritação, ansiedade, angústia, raiva etc. Assim, fica difícil fazer qualquer comentário científico a respeito, pois o termo é vago. Salivação não é um fenômeno com frequência ligado a alterações psicológicas/psiquiátricas, sendo assim difícil, novamente, de relacionar a algum transtorno. Corpo "amolecido" pode estar relacionado a medos ou causas físicas. Choro pode ser um fenômeno normal, dentro de uma série de contextos, assim como estar presente em quadros de depressão, angústia ou ser mesmo um modo de pedir ajuda. Procure um(a) psiquiatra que, fazendo as perguntas certas, conseguirá descobrir do que se trata exatamente, diagnosticar e sugerir a abordagem correta. Não há como dar este tipo de orientação, somente com base em suas informações, neste site.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria