Faço tratamento há dez anos, já passei por vários antidepressivos mas todos me causam reações; mesmo passando um tempo tomando, meu organismo não aceita. Não sei mais o que fazer. Eu tenho TAG.

  • Entendo sua situação e o que posso te dizer é que você não deve ficar com seu tratamento apenas no remédio. É necessário você desconstruir todas as rotinas que a ansiedade mudou em você. Sua vida fica travada por conta da ansiedade. Quantas coisas você deixou de fazer por causa dela. Por isso, o remédio pode não resolver, porque a ansiedade está forte demais em você. O remédio pode ter efeitos colaterais sim, nesse caso é preciso iniciar com doses mais baixas do remédio e associar um medicamento que evite os efeitos colaterais ou reduza esses efeitos. Fico à disposição. Forte abraço.
    Faço consulta online.

  • Você deve tentar usar outra classe de medicamento que não antidepressivo como Pregabalina e Gabapentina.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O que se observa mais frequentemente é que algumas pessoas são muito sensíveis a efeitos colaterais ou mesmo tem efeito nocebo. Acabam parando antes da medicação poder ter tido o efeito desejado. É importante não confundir efeitos desconfortáveis com perigosos e aguentar algum desconforto, visando ao bem maior, que é o controle do transtorno psiquiátrico. E realmente a maioria dos efeitos colaterais melhora ou desaparece com o tempo de uso. Mas, este tempo pode variar, de pessoa para pessoa. Porém, há opções de tratamento para TAG com medicações não antidepressivas e terapias na linha comportamental podem complementar o tratamento medicamentoso ou mesmo prescindi-lo.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria