Eu tenho crise de irritabilidade e desânimo, qualquer coisa me tira do sério. O que fazer?

  • Provavelmente você encontra-se com um transtorno de ansiedade ,portanto, deve ir a um médico psiquiatra para fazer diagnóstico e tratamento.

    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • A irritabilidade e o desânimo podem ser consequências normais de situações pelas quais esteja passando. Muitas vezes, conseguimos enfrentar as situações difíceis e, assim, nossa irritabilidade e desânimo também melhoram. Outras vezes, temos dificuldades de encontrar saídas e, nestes casos, uma psicoterapia, com psiquiatra ou psicólogo habilitado, pode ajudar.

    Entretanto, pode haver casos em que a irritabilidade e o desânimo sejam excessivos, desproporcionais a quaisquer problemas pelos quais a pessoa está passando e, por vezes são, também, muito duradouros. Nestes casos, é possível que a pessoa esteja tendo um transtorno psiquiátrico. Transtornos psiquiátricos são quadros nos quais, apesar de os sintomas serem psicológicos (por exemplo, irritabilidade e desânimo), está havendo pequenas alterações no funcionamento do cérebro. Nestes casos, quase sempre, há necessidade de tratamento medicamentoso. Antes de prescrever a medicação, o psiquiatra (que é uma especialidade médica) deve fazer uma cuidadosa entrevista com o(a) paciente, para fazer um diagnóstico. Por exemplo, irritabilidade e desânimo podem estar presentes em vários tipos de transtornos psiquiátricos: depressões, transtornos ansiosos e mesmo transtornos de personalidade, que são quadros que se caracterizam ao final da adolescência e tendem a se manter ao longo da vida. Quando é feito o diagnóstico psiquiátrico, o profissional tem condições de prescrever o melhor tratamento como, por exemplo, remédios inibidores de recaptura de serotonina, em casos de depressão e ansiedade. Às vezes, o psiquiatra indica que, juntamente com o remédio, a pessoa faça uma psicoterapia, na qual, junto com um profissional habilitado, procura entender melhor a origem de seus problemas e a resolvê-los para melhorar seu estado psicológico e sua qualidade de vida. É importante lembrar, também, que, felizmente, a imensa maioria dos remédios psiquiátricos é bem tolerada pelo organismo e, sobretudo, não causa dependência.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria