Estou tendo problemas ao dirigir o carro. Quando pego trânsito, viadutos e pontes não consigo dirigir. Tenho que parar o carro, parece que vou desmaiar. Tem algum tratamento para isto? Está atrapalhando muito meu trabalho. Será que é Pânico?

  • Se se trata de qualquer trânsito, que inclui lugares perigosos, e passou a sentir este trânsito como perigo. Apresenta um quadro ansioso a se investigar: se devido a fobia recém adquirida, ataques de pânico com fator predisponente identificável ou transtorno somatoforme (devendo excluir-se causas orgânicas) por estresse. Facilmente tratável. Procure um Psiquiatra.

    Dr. Evaldo Couri
    Psiquiatria
    Conselheiro Lafaiete / MG
  • O seu problema se chama "fobia". Possivelmente, trata-se da acrofobia, um medo de lugares muito altos. O tratamento mais eficiente deste tipo de transtorno são as técnicas comportamentais, que envolvem exercícios em que a pessoa aprende a vencer este medo.

    Quanto às crises de pânico, são eventos súbitos em que a pessoa sente muita ansiedade, medo ou angústia (por vezes, sente que vai morrer), associado à falta de ar, tremores, suor, palpitações do coração, tontura, vista turva ou outros sintomas físicos. As crises de pânico podem aparecer durante uma situação da qual a pessoa tem medo, mas também surgem espontaneamente, quando o paciente nem se sente ansioso, com medo. Podem aparecer até durante o sono. As crises de pânico têm um tratamento medicamentoso muito eficiente, geralmente com base em medicações "inibidoras seletivas de recaptação da serotonina" (ISRS), que corrigem as alterações químicas cerebrais relacionadas ao pânico. Elas não causam dependência e, muitas vezes, tratam as crises de pânico em apenas algumas semanas.

    Devem ser evitadas medicações "tarja preta", que aliviam os sintomas, mas podem causar dependência física, quedas e problemas de memória.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Isto parece uma síndrome do pânico, mas apenas após avaliação clínica e consulta médica poderia afirmar isso. Acho que o melhor tratamento é psicoterapia+medicação antidepressiva (por exemplo, Fluoxetina ou Sertralina), caso seja mesmo transtorno do pânico.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência