EM que consiste a psicoterapia? Qual profissional pode aplicá-la, psiquiatra ou psicólogo?

  • A psicoterapia consiste no tratamento dos conflitos emocionais e doenças psiquiátricas através do processo de análise do dia a dia do indivíduo, seu passado, seu funcionamento global e sua interação no meio que ocupa. Existem diversos tipos de psicoterapia, os quais podem acontecer individualmente ou em grupo. As mais comuns são a Terapia Cognitivo Comportamental e a de orientação Psicanalítica. Essa reflexão sobre si mesmo é fundamental para a melhora do paciente, estando ele usando ou não medicamentos. Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem estar habilitados para exercer a psicoterapia desde que após sua formação geral tenham continuado seus estudos em uma área específica dentre as diferentes abordagens!

    Dr. Klyll Morais Carneiro
    Psiquiatria
    Marília / SP
  • Psicoterapia consiste em um método de conversar com um terapeuta para melhor entendimento de sentimentos, angústias, parte emocional como um todo. O profissional a aplicá-la pode ser psiquiatra ou psicólogo ou profissional de nível superior com experiência em psicoterapia e formação especializada.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A psicoterapia é uma técnica para tratamento de muitos transtornos psiquiátricos. Consiste geralmente de encontros semanais do terapeuta com o paciente, em que se traz à tona aspectos da vida do paciente que podem melhorar. Pode ser aplicada tanto pelo médico psiquiatra como pelo psicólogo.

    Dr. Bruno Lima
    Psiquiatria
    Vitória / ES