É normal a pessoa ter duas fases, tipo eu consigo identificar que tenho duas ou até mais personalidades, sem contar que sou bipolar. Tomo remédios e tenho crises psicóticas e às vezes me esqueço do acontecido, escuto vozes, mas acho normal.

  • Não é normal pessoas terem duas fases. Logicamente, todos podem variar de humor, dentro de determinados limites. Ficamos tristes, alegres, com raiva, magoados. Geralmente estas emoções duram pouco, horas ou dias e são desencadeadas por vivências que temos ou mantidas pelas circunstâncias em que estamos. Pessoas que tem episódios de tristeza profundos, com semanas de duração, intenso desânimo, ideias negativas preponderantes a maior parte do tempo, alterações de sono e desejo sexual (para menos), dificuldade ou incapacidade de sentir prazer, dificuldades de concentração, lentificação observada pelos outros, PODEM estar passando por depressão - somente um profissional especializado pode diagnosticar. A "mania" é caracterizada pelo oposto: períodos prolongados (pelo menos, vários dias) de humor excessivamente alegre ou efórico ou irritável, acompanhado de aceleração, pensamentos de grandeza e sensação de poder, aumento do desejo sexual, frequente aumento da vontade de gastar ou gastos excessivos, diminuição da necessidade de sono, a maior parte do dia. Quando pessoas passam por crises de mania, dizemos que têm transtorno bipolar. Estas crises geralmente se alternam com fases normais ou de depressão (ou ambas).

    Pessoas que têm comportamentos complexos (dirigir, viajar, entrar em relacionamentos) extremamente diversos, que se mantêm por períodos prolongados, ao ponto de caracterizar a personalidade da pessoa E alternam com padrões diferentes de comportamentos por períodos prolongados, ao ponto de caracterizar a personalidade da pessoa E uma fase da personalidade esquece por completo a outra podem ter um transtorno muito raro, chamado de personalidade múltipla.

    Entretanto, a maioria das pessoas que se dizem bipolares ou com personalidades múltiplas, são apenas pessoas normais que têm mudanças talvez um pouco mais frequentes e acentuadas que a maioria (ou que elas ou familiares assim percebem) e não têm transtorno psiquiátrico.

    Consulte presencialmente um psiquiatra, para poder fazer o diagnóstico correto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você deve ser um bipolar grave. Somente bipolares graves tem sintomas psicóticos. Tente fazer um tratamento adequado e regular com um psiquiatra da sua confiança.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência