Dr., eu tenho muita dificuldade em aprender, sempre fui péssima na escola, passei no neurologista para ver receita de ritalina, mas ele não me receitou. Agora, estou tomando por conta própria e está dando resultado, vai me causar algum problema?

  • Como qualquer medicação, a Ritalina* (metilfenidato) pode ter diversos efeitos colaterais, que vão desde agitação, insônia, perda de apetite, até dependência e desencadeamento de transtorno bipolar. Jamais tome medicações sem prescrição médica. Se está com dúvidas quanto ao diagnóstico do neurologista que menciona, consulte outro(a) profissional, mas não corra riscos desnecessários. Dificuldades de aprendizado podem ter muitas causas e o metilfenidato só é indicado no transtorno de déficit de atenção. Mesmo tendo melhorado, isto não garante que seja este o seu diagnóstico, pois o efeito estimulante do remédio pode facilitar o aprendizado em qualquer pessoa, mesmo sem o diagnóstico. Porém, apenas em pessoas com o diagnóstico é que compensa usar, pois os benefícios ultrapassam os riscos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você deve ter TDAH, procure um psiquiatra de confiança para melhor avaliação e conduta. Não tome Ritalina por conta, pode ser perigoso e oferecer riscos a sua saúde.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência