Dr., boa noite. Já faz quase 20 anos que sofro com o vício de arrancar o cabelo, não consigo parar, me ajude.

  • O nome deste transtorno é "tricotilomania" e faz parte dos transtornos de controle de impulso. Existem abordagens comportamentais eficazes no tratamento, contanto que o(a) paciente tenha a necessária disciplina e paciência para colaborar com os exercícios prescritos. Alguns remédios com efeito anti-impulsivo podem ser eficazes, em alguns casos, mas não há tratamento medicamentoso comprovado, de modo geral.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O nome deste transtorno é Tricotilomania e faz parte dos transtornos de controle de impulso, também pode estar associado a quadros de ansiedade ou até mesmo depressão. Existem abordagens comportamentais eficazes no tratamento, caso o(a) paciente tenha a necessária disciplina e paciência para colaborar com os exercícios prescritos. Existem também toys e objetos que podem ser apertados e são antiestresse. Alguns remédios antidepressivos (ex. Fluoxetina, Sertralina, Escitalopram) ou com efeito anti-impulsivo (Ex. Naltrexona) podem ser eficazes.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência