Depressão pode ser causada por falta de vitamina D?

  • A deficiência de vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão em pessoas mais idosas, segundo estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine. Pesquisas anteriores já alertavam sobre este fato. O meio mais fácil de obter a vitamina D é a exposição ao sol, porém alimentos como sardinha, salmão, queijo, bife de fígado, gema de ovo são ótimas fontes também. O USO DE SUPLEMENTOS PODE AJUDAR, SOBRETUDO SE A PESSOA TEM DOENÇA AUTOIMUNE OU IMPORTANTE DEFICIÊNCIA. Vale procurar uma orientação médica, pois somente o médico saberá como orientar o paciente evitando complicações!

    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Psiquiatria
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
  • Existem algumas evidências de que a deficiência de vitamina D possa estar relacionada a alguns casos de depressão, mas nada ainda que sugira que ela deva ser usada como TRATAMENTO da depressão. Assim, o mais seguro é que você mantenha níveis adequados de vitamina D no organismo, mas não exagere, pois isto não tem benefícios comprovados e, como toda vitamina que se acumula no tecido gorduroso do organismo, em casos de consumo excessivo pode ser tóxica. No caso de concentrações excessivas de vitamina D no organismo, ocorre o oposto do que ocorre quando ela falta: há depósito excessivo de cálcio no corpo, o que pode ser muito danoso.

    •  Miriam Isabel Madalosso
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pesquisas mostram que existe a possibilidade da falta de vitamina D contribuir no aparecimento da Depressão, mas nada muito certo, pois não se sabe qual o mecanismo em que isso acontece. Porém, a depressão pra ocorrer precisa de um misto de possibilidades que juntas é o que determina o aparecimento da doença. Então, a sua vitamina D pode estar normal ou alta e a Depressão continua. Por isso, não faz muito sentido achar que a falta da vitamina D explica parte da Depressão. O melhor a fazer mesmo é tratar com o psiquiatra e psicólogo e mudar hábitos de vida que possam potencializar seu sofrimento na Depressão. Desejo sorte e saúde na cabeça .

  • O DÉFICIT DE VITAMINA D É UMA DAS CAUSAS DE DEPRESSÃO, MAS GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO A OUTROS FATORES COMO ESTRESSE, ANSIEDADE, FOBIAS, EXCESSO DE TRABALHO, CONFLITOS FAMILIARES ETC.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência