Dá pra saber quando a pessoa esquizofrênica e com transtorno bipolar está em dia atacado ou se é ruim, ciumenta ou ordinária como ser humano? Ou as coisas se confundem e é impossível? Minha sogra está me enlouquecendo, meu relacionamento desgastado.

  • SIM, CONTUDO, APENAS UM PROFISSIONAL HABILITADO PODE FECHAR O DIAGNÓSTICO DE UM TRANSTORNO MENTAL. MUITOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE PARECEM COM TRANSTORNO BIPOLAR.

  • Primeiramente, pelas definições psiquiátricas atualmente aceitas, não há pessoas "esquizofrênicas e com transtorno bipolar". Podem ter esquizofrenia, transtorno bipolar ou transtorno esquizoafetivo. Sim, é possível, com ajuda do(a) psiquiatra, diferenciar o que é próprio de um transtorno e o que é um comportamento não diretamente decorrente do transtorno. Além disto, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno esquizoafetivo não têm nada a ver, diretamente, com ruindade, ciúmes e ser "ordinária". Mas, certamente, quando alguém tem algum transtorno psiquiátrico grave, isto pode indiretamente influenciar sua personalidade e seu estado de humor, seja porque leva a determinadas situações que não ocorrem com pessoas saudáveis, seja porque podem ter algum grau de alteração cerebral mesmo entre os episódios ou surtos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Todas as pessoas tem suas maldades independente de ter ou não transtorno mental. A questão é como podemos viver num mundo assim. Fiquei mais sensibilizado com seu sofrimento. O que poderia fazer para viver melhor? Você não controla sua sogra.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Ou a pessoa tem esquizofrenia ou tem bipolaridade. Existem casos de Transtorno Esquizoafetivo, que seria uma mistura das duas coisas. Seria melhor você não morar com a sogra e ter um espaço físico só do casal. Morar com a sogra nunca dá certo.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência