Bulimia... transtorno alimentar, ansiedade... o profissional indicado seria um psiquiatra?

  • Sim. O melhor profissional pra tratar essas duas condições é o Psiquiatra. Ele saberá como diagnosticar e que encaminhamentos fazer depois de definir o plano terapêutico pra você. Forte abraço e saúde na cabeça.

  • Sim, certamente um(a) psiquiatra pode tratar quadro alimentar. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Certamente. Todos estes transtornos são tratados pelo psiquiatra. Apesar de, no Brasil, não ser proibido médicos tratarem de qualquer problema para cujo tratamento se sintam capacitados (em outros países é proibido atender especialidades que não a sua), o profissional indicado é o psiquiatra. Raros neurologistas também sabem tratar transtornos psiquiátricos, mas é mais frequente que haja diagnósticos menos cuidadosos, assim como experiência insuficiente no tratamento. Mesmo entre psiquiatras, é bom saber se o profissional tem experiência em bulimia e transtornos alimentares, porque nem todos os psiquiatras tratam deste tipo de problemas com frequência. Nestes transtornos, a psicoterapia é um dos principais elementos e a terapia cognitivo-comportamental e a terapia comportamental são as que têm mais estudos comprovando a eficácia. Neste componente do tratamento, há também psicólogos experientes mas, novamente, nem todos os que dizem que tratam, têm conhecimento dos estudos mais modernos sobre o assunto. Resumindo: procure um psiquiatra com experiência específica em transtornos de alimentação. Ele saberá orientar se há possibilidade de tratamento medicamentoso e indicar a psicoterapia adequada para seu caso.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria