Bom dia. Meu filho é dependente químico, já foi internado em clinica em 2018, mas no último ano voltou ao uso de drogas. Pegou a covid 19 e deu complicações, tem crises do pânico, chora e sente muita dor. O que fazer? É grave?

  • Sim. A dependência química é uma doença grave e cheia de recaídas. Leve o mesmo até um psiquiatra particular para melhor avaliação e conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Deve levá-lo a um(a) psiquiatra com experiência em Psiquiatria Geral e uso de substâncias ("drogas") para fazer um diagnóstico detalhado. Infelizmente, internações não são soluções mágicas e o mais importante é manter o tratamento após a alta e, se possível, inclusive, evitar novas internações. Na internação, tem-se um ambiente artificial em que a pessoa não aprende a viver seu dia-a-dia sem usar substâncias, que deve ser o objetivo do tratamento.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria