Boa tarde. Tenho um filho de 28 anos, ele tem disfasia na fala. Apesar de ouvir. Ele não trabalha. Ultimamente ele vem assistindo um casal de dança todos os dias e não faz mais nada. Ele é muito irritado. O caso dele é para psiquiatra?

  • Sim, vale a pena uma investigação para ver se ele não tem autismo, deficiência intelectual, esquizofrenia ou alguma outra síndrome. Procure ajuda de um(a) psiquiatra o quanto antes para seu filho. Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Distúrbios da fala, quando aparecem isoladamente, são tratados principalmente por fonoaudiólogos. Porém, o fato de referir que ele apresenta muita irritabilidade e não trabalhar mostra que vale a pena fazer uma avaliação psiquiátrica para verificar a origem desses comportamentos. Quanto a assistir "um casal de dança", não fica claro o que quer dizer com isto e o significado deste comportamento, fora o fato de ser a principal atividade dele e isto deixar você preocupada(o).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria