Boa tarde, tenho um irmão que tem problema de depressão, já faz mais de 15 anos. Por isso, foram realizados exames com a esperança de melhora e o caso vem se agravando cada vez mais, não quer tomar o medicamento e está muito agressivo verbalmente.

  • No caso do seu irmão, eu aconselho ele fazer um exame farmacogenético, nesse exame é possível determinar o medicamento mais apropriado para a depressão dele e também o exame permite determinar se ele tem deficiência em uma enzima importante para formação de serotonina como MTHFR.
    Forte abraço.

  • Algumas vezes, a Estimulação Magnética Transcraniana e a ECT (eletroconvulsoterapia) podem ser uma boa opção neste caso de depressão crônica e resistente ao tratamento.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência