Boa tarde, a minha mãe tem 68 anos. Há alguns anos, teve problemas com álcool. Ela fuma e é muita ansiosa. De alguns dias pra cá, voltou a beber, antes ela escondia dos filhos, mas agora não consegue mais. Esse profissional pode me orientar?

  • Você deve procurar um psiquiatra com experiência no tratamento de transtornos de uso de substâncias ("dependência de álcool e drogas"). Há necessidade de se avaliar muitos aspectos. Isto inclui diagnosticar se há algo "por baixo" que predisponha aos problemas, como uma depressão ou um transtorno de ansiedade (nem toda pessoa ansiosa tem um transtorno de ansiedade). Em relação ao álcool e ao cigarro, ambos possuem tratamentos com remédios comprovados, porém os remédios são apenas metade do tratamento. Um psiquiatra ou psicólogo com experiência em terapia comportamental para uso de substâncias deve acompanhar o caso, porque se deve ensinar a pessoa a viver sem as drogas (álcool e tabaco são drogas, apesar de não serem ilícitas).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Nesse caso é importante você procurar um psiquiatra que tenha formação em DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ele vai conseguir ajudar a tratar a DEPENDÊNCIA do álcool e cigarro e também tratar outras patologias que ela tenha. Geralmente pacientes que tem problemas com álcool sofrem de depressão ou de Transtorno de Ansiedade.

    Atendimento online pelo Instagram.

  • Sim. Psiquiatra é o médico que trata ansiedade e alcoolismo. Busque também a terapia em grupo e individual para sua mãe. Alcoólicos Anônimos pode ajudar bastante.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência