Boa noite. Tenho um amigo que tem alterações de humor, muita raiva dos pais. Se irrita por qualquer coisa. Muito agressivo verbalmente com os familiares. Está tomando lítio e olanzapina para TAB... não vimos nenhum sinal de estabilização.

  • Raiva dos pais não é sintoma de transtorno afetivo bipolar (TAB). Pode ocorrer, tanto na depressão quanto na mania, mas pode se tratar, também, de uma dificuldade no relacionamento. Não há como saber, sem conhecer pessoalmente o caso do seu amigo. Quanto a estabilizar-se com o tratamento, é algo que pode ser mais demorado, dependendo de cada caso. Frequentemente, há necessidade de ajuste de doses, acréscimo de novas medicações ou mesmo troca de medicações. Se está preocupado com seu amigo e quer ajudar, converse com ele e/ou com o psiquiatra dele.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Nesse transtorno mental, é importante o adequado uso do medicamento e o seguimento. Muitas vezes, as pessoas não melhoram porque não fazem uso continuado ou nas doses prescritas. Isso ocorre em mais de 50% dos pacientes. Isso é uma primeira desconfiança. Em medicina, quando existem muitos tratamentos, é porque nenhum resolve todos os casos. Por isso, quando um paciente faz uso adequado, a falta de resposta deve ser avaliada pelo mesmo profissional que introduziu o tratamento. Este profissional avaliará fatores de resistência, reavaliará o diagnóstico inicial e modificará o tratamento.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Precisa ajustar o Litio aos poucos conforme o resultado do exame de sangue chamado litemia. A Olanzapina também pode ser ajustada até 30mg ao dia.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência