Boa noite. Gostaria de orientação. Qual seria o tratamento para meu sobrinho, que tem 17 anos? Não tem vontade de fazer nada: estudar, trabalhar, não se interessa por nenhum esporte e fuma maconha. Tratamento psiquiátrico teria mudança comportamental

  • A abordagem de uma situação como essa, exige uma participação familiar envolvendo principalmente os pais ou as pessoas que cumprem este papel na vida do adolescente. O paciente deve ser levado a entender que há uma situação problema e que ele precisa querer participar da solução. Uma abordagem que não considere a opinião dele, terá grandes chances de insucesso.

    • Dr. Carlos Alberto Martins Santos Neto
    • Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    Drª. Eliana Kohatsu Pereira Nogueira de Sousa
    Psiquiatria
    Santo André / SP
  • Primeiro precisaria fazer uma conversa bem franca com ele, ver se há sintomas depressivos ou ansiosos. Uma conversa com psicólogo (a) também ajudaria.

    • Dr. Carlos Alberto Martins Santos Neto
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Precisaremos de avaliação em consulta, com a presença dos responsáveis. Sendo esta consulta e consequente continuidade do tratamento, de grande valia, e bom prognóstico. Tenho ótimos resultados com o tratamento Homeopático, além do Alopático.

    Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    Homeopatia
    Psiquiatria
    Niterói / RJ
  • É muito importante inicialmente uma abordagem individual do paciente, sem a presença dos pais, que dê a ele a ocasião de explicar seu ponto de vista sobre a situação, pois apenas se pudermos contar com a colaboração do paciente é possível chegar-se a algum resultado positivo. O envolvimento da família no tratamento também é fundamental, pois sem o suporte dos pais ou de outros familiares envolvidos no cuidado do adolescente, o fracasso é muito provável.
    Em muitas situações, o tratamento do paciente passa pelo tratamento também dos pais e de outros adultos próximos.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria