A depressão tem cura?

  • A depressão pode ser muito bem controlada e, na grande maioria dos casos, pelo menos se obtém uma melhora muito significativa. Assim, tratando-se corretamente e mantendo o tratamento, a pessoa pode levar uma vida completamente normal, em grande parte dos casos. Entretanto, se o tratamento for suspenso, cerca de 50% das pessoas que tiveram um episódio de depressão grave ("depressão maior") terão um novo episódio, assim como 70% dos que tiveram dois episódios e 90% dos que tiveram três. Por isto, atualmente, a recomendação é de que, após um único episódio, seja feito um tratamento contínuo, de dois a cinco anos (dependendo do caso) e que, a partir do segundo episódio, o tratamento seja mantido de modo permanente. Ao longo do tratamento, a critério do psiquiatra, por vezes é possível diminuir doses.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim, a depressão tem cura a partir de um bom tratamento com psicólogo(a) e psiquiatra. A depressão precisa ser classificada em uni ou bipolar, episódio único ou recorrente, leve, moderada ou grave. A depressão leve pode ser curada somente com psicoterapia. A depressão moderada ou grave requer antidepressivos e psicoterapia. Se a depressão for bipolar, há necessidade do uso de um estabilizador de humor (ex.lítio). Abraço e boa sorte!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência