Se uma criança for molestada por um irmão adolescente, isso pode acarretar algum tipo de trauma no futuro da criança?

  • Com certeza absoluta, deverá ser buscada ajuda psicológica o mais cedo possível. É grande o risco de vir a se tornar um dependente químico.

    Dr. Evaldo Couri
    Psiquiatria
    Conselheiro Lafaiete / MG
  • As relações e experiências de cada criança ao longo do seu desenvolvimento, tem papel relevante na formação de sua identidade. Assim, a exposição precoce à situações de estresse podem interferir no desenvolvimento emocional e psíquico da mesma.
    As experiências sexuais sofridas pela criança, quando a mesma ainda não se encontra preparada para tal (seja física ou psicologicamente) trazem repercussões negativas para seu desenvolvimento psicossocial.
    É consenso entre os pesquisadores do tema a relação entre vítimas de abuso e maior probabilidade de desenvolvimento de alterações negativas no comportamento, assim como maior predisposição para transtornos psicopatológicos durante a vida (SERAFIM, 2011).

    Drª. Karine Siquara Quadros Paschoal
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    Cuiabá / MT
  • O termo "molestado" é um tanto ou quanto vago. Não sabemos se houve abuso físico ou sexual, e de que forma ele se deu. Foi um único episódio? Foi um fato continuado ao longo do tempo? A devida avaliação deve ser feita, o mais brevemente possível por Pediatra (na atualidade quase todos capacitados a fazer esta avaliação especializada), ou por Psicólogo Especializado em atender crianças e com treinamento nesta área.

    Dr. Flavio Jozef
    Psiquiatria
    Psiquiatria Forense
    Rio de Janeiro / RJ
  • Com certeza, um abuso sexual na infância gera muitos problemas emocionais, afetivos e da sexualidade: insegurança, baixa autoestima, sensação de medo e ansiedade, insônia, depressão, sintomas psicóticos, alterações de humor, diminuição do rendimento escolar e baixo aproveitamento no trabalho, pesadelos, Transtorno de estresse pôs traumático, estresse agudo ou crônico, disfunção sexual, entre outros. Nestes casos de abuso intrafamiliar é fundamental o tratamento do abusado e do abusador, muitas vezes o abusador também já foi abusado anteriormente ou tem algum desequilíbrio emocional/mental. Medidas protetivas para a criança abusada também são fundamentais para o sucesso do tratamento.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sim. Sugiro que procure psicoterapia para essa criança.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP