Trato uma depressão e síndrome do pânico há muito tempo, mas as medicações estão fazendo muito mal a mim. Gostaria de saber: teria algum método para tratar com medicações naturais?

  • Todas as medicações são "naturais", pois não existem medicações "sobrenaturais". Possivelmente, você se refere a tratamentos à base de plantas, que é o que as pessoas chamam de "natural". Cabem, assim, alguns esclarecimentos: 1. O importante de um tratamento é que tenha efeito comprovado e, portanto, cuidado com publicidade - há muita gente alardeando tratamentos "naturais" e você só vai gastar seu dinheiro e usar algo que não tem eficácia comprovada. 2. Se uma planta for eficaz, é porque ela contém alguma (ou várias) substâncias químicas que são eficazes. Assim, por exemplo, a erva-de-são-joão, que pode ser usada como antidepressivo, só funciona porque contém um princípio ativo químico que tem um mecanismo de ação que se chama "inibição da monoaminoxidase" - o mesmo mecanismo de ação que possuem os antidepressivos mais antigos, da década de quarenta do século XX... 3. Pelo mesmo motivo, é totalmente ingênuo achar que se algum tratamento é à base de plantas, ele vai ser inofensivo. Não há necessidade nem de se citar plantas como os cogumelos venenosos ou a digitalis, mas basta repetir o exemplo da erva-de-são-joão - interage com uma série de substâncias, até com pílula anticoncepcional. E, dependendo da quantidade usada, não se deve comer nem queijos, quando se usa esta erva. 4. Medicações industrializadas são purificadas e se sabe exatamente o quanto contêm de uma determinada substância. Normalmente, também, principalmente quando se trata de remédios mais antigos, conhecem-se todos os efeitos colaterais, os perigosos e os desagradáveis, porém que não são perigosos. 5. Em se falando de perigo, deve-se distinguir o que significa um remédio "fazer mal" de uma pessoa ter sensações desagradáveis: há remédios, como os benzodiazepínicos ("tarja preta"), dos quais as pessoas raramente se queixam, mas que produzem prejuízos de memória que podem, inclusive, não serem totalmente reversíveis, se forem usados por muito tempo. Por outro lado, há remédios que causam boca seca, soltam ou prendem o intestino, dificultam a ejaculação ou dão sono excessivo ou insônia, mas que não prejudicam a saúde da pessoa, podendo ser usados em longo prazo, sem maiores riscos. É nesta categoria que se encaixa a maioria dos remédios usados atualmente no tratamento da depressão e do transtorno de pânico (é este o nome correto, não "síndrome do pânico"). Portanto, o primeiro passo seria expor seu desconforto ao seu médico e procurar com ele alguma medicação que lhe cause menos efeitos colaterais (se o que sente forem realmente efeitos colaterais). Finalmente, caso queira tentar um tratamento não medicamentoso, existem alguns tipos de psicoterapia que podem ser eficazes em alguns casos de depressão e transtorno de pânico, como a terapia comportamental, a cognitivo-comportamental e a terapia de aceitação e compromisso (ACT). Se achar um terapeuta que trabalhe com estas modalidades, poderá, eventualmente, fazer um tratamento não medicamentoso. Mas, os resultados destas terapias, como de qualquer tratamento, também não são cem por cento garantidos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O ideal é fazer acompanhamento psicológico junto com o acompanhamento medicamentoso.

     Cícera Sonia dos Santos Silva
    Psicoterapia
  • Sim, porém, precisa seguir o tratamento corretamente. Nenhum tratamento, seja ele com Medicamento ou Remédio, sem uma eficiente organização de horário para tomá-los, dentro das normas exigidas, infelizmente seus efeitos não dão bons resultados.

     Jorge Luis Pereira
    Psicoterapia
  • Você pode tomar ômega3 para depressão e calmantes naturais (como passiflora e camomila) para ansiedade ou transtorno de pânico.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência