Para um adolescente de 18 anos, com depressão, qual a indicação: o psicólogo ou o psiquiatra?

  • A primeira avaliação deve ser sempre de um psiquiatra. Alguns casos necessitam de remédios e somente um psiquiatra tem condições de avaliar isto com segurança, pois tem formação médica. Quando existir a alternativa de associar psicoterapia (entender os componentes psicológicos do problema e ajudar a pessoa, com base neste conhecimento), cabe ao psiquiatra fazer uma psicoterapia paralela ou indicar outro profissional pra fazê-la. Este outro profissional frequentemente é um psicólogo. Psicólogos fazem faculdade de Psicologia e, se tiverem formação em Psicologia Clínica, poderão fazer psicoterapia. Muitos psicólogos sabem também diagnosticar se há necessidade de medicações, além da psicoterapia, mas muitos não sabem, enquanto TODOS os psiquiatras, por sua formação, tem obrigação de saber fazer este diagnóstico. E, se houver necessidade, o psicólogo não poderá prescrever ("receitar") o remédio, pois não tem formação nem licença para tanto. Em depressões graves, a prescrição de medicações é obrigatória. Em depressões leves ou moderadas, há a possibilidade de tentar o controle só com psicoterapia. Algumas linhas específicas de psicoterapia são cientificamente comprovadas, no tratamento da depressão como, por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental, a ativação comportamental e a terapia de aceitação e compromisso. Outras terapias não são comprovadas como, por exemplo, a psicanálise e o psicodrama. Isto não significa que elas não funcionem, mas certamente não se aconselha que sejam usadas como tratamento isolado (i.e., sem uso concomitante de medicação).

    • Dr. Osvaldo Carvalho Gomes
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Tudo vai depender da gravidade do quadro de depressão. Se o caso de depressão é grave, precisa de ajuda psicológica e psiquiátrica. Casos leves de depressão costumam ser resolvidos apenas com psicoterapia e exercícios físicos regularmente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Se há suspeita de Depressão, o médico psiquiatra sempre deve ser procurado para avaliação e, após o diagnóstico, feito e mensurado o nível de gravidade da depressão, indica-se o tratamento, que nos casos leves pode ser acompanhado apenas por psicoterapia. Lembrando que o diagnóstico de doença Depressão deve ser feito por um médico, pois doenças de outros sistemas que não o sistema nervoso (cérebro) podem causar sintomas depressivos.
    Atenciosamente
    @osvaldo_gomes

    Dr. Osvaldo Carvalho Gomes
    Psiquiatria
    Santo André / SP