Oi, boa noite. Tenho 33 anos e tive uma pneumonia lobar no dia 10 de julho e fiquei internada 4 dias. Quando fui internada, meu hemograma estava 14 mil, depois que tive alta sábado dia 20 eu repeti o exame e deu 16 mil. Gostaria de saber o que fazer.

  • Boa tarde! Na verdade, se você estiver se sentindo bem, não precisa se preocupar! O corpo humano leva uns dias para identificar que a situação já está sob controle e, por isso, leva mais alguns dias para os seus leucócitos voltarem ao número normal. Não devemos tratar exames, mas sim, o paciente. Então fique tranquila! Agora, se começar a apresentar algum sintoma (seja referente ao próprio aparelho respiratório, ou a qualquer outro), procure um médico. Espero ter ajudado! Um abraço!

    • Drª. Marise Nunes Pitta
    Drª. Patrícia Leite Botelho
    Pneumologia
    Paracatu / MG
  • Esses valores dos leucócitos podem variar por diversas situações, inclusive pelo uso de corticoide. Deve ser levado em consideração quando se dá alta, mas não é o único parâmetro que o médico utiliza para tratar infecção.

    O importante são os sintomas de febre, prostração, tosse com secreção terem melhorado e até mesmo se resolvido.

    Drª. Ana Carolina Terra Cruz
    Pneumologia
    Porto Velho / RO