É normal uma criança de 4 meses ter insônia?

  • Olá, precisamos avaliar o hábito noturno da criança.
    Algumas crianças dormem mais facilmente a noite toda, já outras tem um pouco mais de dificuldade. Converse com o pediatra, há muitas alternativas hoje em dia para melhorar essa situação.

    Drª. Jackeline Pereira Carneiro
    Pediatria
    Pneumologia Pediátrica
    Arujá / SP
  • Olá! Sim, é comum. Aos 4 meses o bebê passa por um grande pico do desenvolvimento. Esse pico faz com que o sono fique bagunçado, com despertares noturnos mais frequentes, mas é passageiro. Além do pico, a partir de 3 meses a criança começa a ter regulação hormonal do ciclo circadiano, começa a entender melhor o que é dia e o que é noite. Se ela for ensinada a ter maus hábitos associados ao sono, essa insônia fica mais significativa.
    Pesquise um pouco sobre higiene do sono e aplique para a família toda! Assim essa insônia vai embora.

    Drª. Carolina Arantes Gama Porto Brum
    Pediatria
    Brasília / DF