Que tipo de problema auditivo o otorrino encaminha para outro especialista?

  • As patologias auditivas eventualmente podem estar relacionadas a problemas no sistema nervoso central, quando a avaliação por um neurologista é necessária. Problemas metabólicos ou hormonais também podem afetar os ouvidos, dessa forma, uma avaliação por endocrinologista poderá ser solicitada. Alterações na mordida que provoquem sintomas nos ouvidos podem requerer avaliação com dentista, principalmente as relacionadas à articulação da mandíbula (ATM). Estes são alguns exemplos, mas na maioria dos casos o diagnóstico e tratamento serão feitos pelo próprio otorrino com o auxílio do fonoaudiólogo.

    Dr. Luis Fernando Melotti
    Otorrinolaringologia
    Francisco Beltrão / PR
  • Quase nenhum. Pedimos avaliação de geneticista quando queremos traçar um perfil em crianças para fechar diagnósticos sindrômicos e neurocirurgião quando a causa da perda seja um tumor, mas a avaliação sempre deve ser feita por um otorrino.

    Drª. Laura Carmela de Luca Franca
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ