Olá, tudo bem? Minha filha vaza ouvido direto, já tomou todos os tipos de remédios, já passou com dez otorrinos, sempre faz exame da bactéria. Não aguentamos mais.

  • Bom dia, é um prazer poder ajudar. Esse quadro ocorre com certa frequência na infância, as condutas em linhas gerais, devem ser as seguintes:

    As otites crônicas ou supurativas (secreção constante) são situações mais crônicas, onde há supuração de secreção purulenta pelas orelhas, de forma frequente. Estas situações levam também a alterações auditivas e são mais graves. Neste grupo incluem-se as otites colesteatomatosas ou colesteatoma e seu tratamento é cirúrgico.

    Já na otite média aguda recorrente com supuração, levar em conta, fundamentalmente, seu conceito, com relação ao
    número de infecções no período de um ano. Uma vez identificado o caráter recorrente, torna-se imperiosa a realização de exames complementares, com a finalidade de investigar os principais fatores predisponentes.
    Sugerimos:
    1- avaliar o rinofaringe (cávum) da criança, através de radiografia de perfil ou videoendoscopia nasal para eliminar a possibilidade da presença de adenoidite crônica.

    2- Aspirar o conduto auditivo de forma cuidadosa e avaliar o estado da membrana timpânica e a presença de fatores predisponentes (colesteatoma), nesse caso, a indicação é a realização de uma tomografia.

    3- verificar de forma simples, o estado imunológico da criança, através dos exames: "Dosagem de imunoglobulinas (IgG, IgM, IgA e IgE(total).

    4 - Outras intervenções que podem diminuir a incidência de otite média recorrente em pacientes que se encontram fora do uso de antibióticos são:
    " eliminação do tabagismo dentro de casa;
    " redução do período dentro de creches;
    " eliminação do uso de chupetas;
    " vacinação contra influenza e pneumococo.

    5 - Entre as crises de otorreia, avaliar a audição da criança para verificar possíveis danos auditivos.

    O tratamento, como pode ser visto acima, depende da causa da doença e varia de tratamento profilático, medicamentoso a cirúrgico.

    Dr. Rogerio Alberto de Barros Figueiredo
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Existem 2 razões principais para que ocorra a purgação do ouvido: a otite média aguda supurada (cada infecção de ouvido faz com que o tímpano se rompa e vaze) e os casos de otite média crônica (quando existe uma perfuração do tímpano persistente e o ouvido vaza pela perfuração). É fundamental definir por qual situação sua filha está passando, pois o tratamento é diferente em cada caso.

    Dr. Manoel de Nobrega
    Otorrinolaringologia