Olá, bom dia, tenho dúvida se devo fazer a cirurgia de hiperplasia das adenoides em meu filho de apenas 8 anos de idade. Não teria uma medicação?

  • Prezados Pais,

    Quando a causa para a obstrução respiratória é a hiperplasia das tonsilas faríngeas (adenoide), o tratamento cirúrgico se impõe e apresenta excelentes resultados, sobretudo pelo fato de tratar-se de uma causa mecânica.

    Para causas alérgicas (que, ademais, podem estar presentes junto com a hiperplasia adenoideana), aí sim, tratamento clínico estará indicado.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Bom dia! Se a cirurgia da adenoide está indicada por conta de hipertrofia (o que causa dificuldade respiratória nasal com roncos a noite etc.) saiba que o resultado é praticamente imediato! Considerando que não há nenhuma contraindicação para a realização da cirurgia, o único arrependimento que tenho visto é dos pais por não terem operado antes! Boa sorte!

    Dr. Francisco Pereira de Barros Neto
    Otorrinolaringologia
    Ponta Grossa / PR
  • Bom dia! Se o seu filho realmente apresenta um aumento no tamanho da adenoide e sintomas relacionados a esse problema (respiração oral, roncos, apneia, sono agitado...), ele é sim candidato à cirurgia. Medicamentos não diminuem o tamanho da adenoide.

    Dr. Marco Antonio Tuzino Signorini
    Otorrinolaringologia
    Campinas / SP