Oi, meu filho não consegue respirar pelo nariz, apenas pela boca. Pode ser porque ele não mamou no peito? Gostaria de saber o que poderia ser feito.

  • Olá,
    é importante fazer uma avaliação com otorrino. Existem diversas causas de obstrução nasal, que variam bastante inclusive de acordo com a idade da criança. Ele pode apresentar, por exemplo, rinite, aumento da adenoide ("carne esponjosa") ou outras alterações no nariz. É preciso identificar qual é o problema no caso dele para um tratamento adequado.

    • Dr. Jose Stenio Ponte Dias Filho
    Drª. Majorie Cristine Agnoletto
    Otorrinolaringologia
    Caxias do Sul / RS
    Marcar consulta
  • Prezado internauta, é fato que a amamentação é altamente recomendável como a melhor forma de alimentação para o bebê até os 6 meses de idade, não só pelos seus benefícios nutricionais e imunitários, como também por demandar uma mecânica de sucção tal que é uma verdadeira fisioterapia natural para a musculatura orofacial, com consequências muito positivas para a respiração. Entretanto, não é provável que uma obstrução nasal com respiração oral apenas, como descrito, seja causada apenas por isso. Desta forma, temos sim que pesquisar outras causas comuns, entre as quais cabe destacar o aumento das adenoides e/ou amígdalas, as rinites alérgicas e não alérgicas e outras alterações estruturais nasais, como desvios septais e hipertrofia de cornetos, só para citar as mais frequentes condições. Procure seu otorrino!

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ