O meu é desvio, tenho que operar? Tem como fazer sem o uso do tampão?

  • Bom dia. Se você apresentar obstrução nasal decorrente do desvio de septo, geralmente é cirúrgico sim. Tampão não é obrigatório, depende dos sangramentos durante a cirurgia.

    Dr. Jose Stenio Ponte Dias Filho
    Otorrinolaringologia
    Brasília / DF
    Marcar consulta
  • O desvio do septo nasal, se obstrutivo, tem indicação de tratamento cirúrgico. Hoje, com as técnicas utilizadas, o uso do tampão é cada vez mais raro.

    Dr. Yuri Oliveira de Carvalho
    Otorrinolaringologia
    Salvador / BA
  • É importante observar se não há doença nasal associada, como rinite inflamatória. O desvio septal é uma ocorrência comum em todas as pessoas e não são todos os casos que possuem indicação cirúrgica. O tampão é raramente usado hoje em dia.

    Dr. Gustavo Freire de Barros
    Otorrinolaringologia
    São Paulo / SP
  • Bom dia...
    Sim, tem como realizar a cirurgia sem tampão. Em mais de 95% este procedimento não é mais utilizado, mas depende mesmo do transoperatório e, se acaso se coloca, o tempo é no máximo de 6 a 8 horas.

    Dr. Márcio Emrich Campos
    Otorrinolaringologia
    Rio Verde / GO