Minha mãe há um tempo sente um zumbido no ouvido, não escuta bem dele e agora sente dores no maxilar. O que pode ser?

  • Prezado/a internauta,

    Déficit da audição associado a zumbidos é queixa comum e compatível com o processo de envelhecimento do órgão auditivo. A presença de dores faciais, na topografia maxilar, não necessariamente está associada ao quadro supracitado, passa a ser um dado a mais e deverá merecer ainda mais atenção do médico otorrino que examinar a sua mãe, no intuito de se descartar outras questões como o acometimento dos seios paranasais, alterações dentárias ou mesmo articulares. Procure seu otorrino.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Caro internauta,

    O zumbido pode estar relacionado a causas metabólicas (como diabetes e outras), alterações auditivas, mas também pode estar relacionado a alterações dentárias e disfunção da articulação têmporo-mandibular (que abre e fecha a boca). O ideal seria o exame físico otorrinolaringológico e uma possível avaliação pelo dentista especializado na área (Bucomaxilofacial).