Meu filho tirou um raio x de cavum (perfil) o laudo deu aumento de volume das partes moles no terço superior do cavum, reduzindo o calibre da coluna gasosa, compatível com hipertrofia adenoideana.

  • Este resultado de raio x demonstra uma dificuldade da passagem do ar por causa de ADENÓIDE aumentada e, se o seu filho apresenta sintomas de roncos, sono agitado, respiração pela boca ou até mesmo pausas na respiração durante a noite, ele tem indicação de cirurgia (adenoidectomia). Isto trará qualidade de vida para o seu filho. Procure o especialista.

    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR
  • O referido exame complementar é mesmo compatível com um quadro de aumento excessivo e obstrutivo das adenoides, tecido de defesa situado ao nível do cávum (que nada mais é do que a curva entre o nariz e a garganta "lá atrás"). Desta forma, seu otorrino terá mais um dado que, aliado aos sinais e sintomas auferidos em seu exame físico, poderá corroborar para o diagnóstico e nortear a sua conduta. Boa sorte!

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ