Meu filho fez um raio x e o médico disse que a adenoide e as amígdalas estavam grandes, que seria o caso de cirurgia. Ele não pediu outro exame. Só com o raio x dá pra avaliar o problema? Passou 6 meses e até hoje não fiz a cirurgia. Ele corre risco?

  • Para avaliar hipertrofia de adenoide + amígdala e se existe a necessidade de realizar o procedimento cirúrgico, é necessário primeiro verificar os sintomas do paciente, por exemplo, ronco, respirador oral, otite e/ou amigdalite de repetição. Após, solicitamos exame específico para comprovar se existe hipertrofia da adenoide. Existem dois exames, o raio - x do cavum ou videonasolaringoscopia, todos os dois ajudam a analisar o tamanho da adenoide, mas atualmente tem preferência pelo exame endóscopico (videonasolaringoscopia) por proporcionar uma melhor avaliação. Para mais detalhes, é necessário agendar uma consulta.
    Atenciosamente,
    Dr. Osmar Berquó Junior.

    • Dr. Jose Stenio Ponte Dias Filho
    Dr. Osmar Berquo Junior
    Otorrinolaringologia
    Goiânia / GO
  • A Hipertrofia da amígdala, no exame físico rotineiro, é possível determinar seu tamanho sem a necessidade de nenhum outro tipo de exame. A hipertrofia adenoidiana, hoje o exame de escolha é a Videoendoscopia nasal, mas se não for possível, um médico experiente diante de um bom RX de Cavum, ele pode determinar se esta adenoide é cirúrgica ou não. Confirmando a hipertrofia obstrutiva após um diagnóstico bem feito, deve sim ser encaminhado para tratamento cirúrgico.

    Dr. Yuri Oliveira de Carvalho
    Otorrinolaringologia
    Salvador / BA
  • Bom dia, rx não é o melhor exame , porém nos ajuda no diagnóstico inicial. A depender dos sintomas e tamanho da adenoide, a cirurgia é sim a melhor opção. Mas cada caso é um caso e necessita de avaliação específica para definirmos a conduta. Pacientes com roncos-apneia grave é prudente agirmos rápido.

    Dr. Jose Stenio Ponte Dias Filho
    Otorrinolaringologia
    Brasília / DF