Estou grávida de 26 semanas e estou com sangramento há 5 horas, não passa. Fui ao pronto socorro e não se pode fazer nada. Mandaram eu colocar gazes, mas não para. O que fazer?

  • Prezada Mãe,

    É fato que deves procurar um otorrinolaringologista o mais rápido possível.

    Além de examiná-la e identificar a razão e local do sangramento em seu nariz, o especialista poderá abordar o ponto hemorrágico com medidas eficazes.

    Dentre as orientações que, em geral, por si só não resolvem, mas são complementares aos tratamentos, indicamos também:

    Repouso, cabeceira elevada de 30 a 45 graus (não deitar e elevar a cabeça como todos dizem), comprimir as assas do nariz, sessões de gelo por no máximo 30 minutos sobre o nariz, 4x ao dia, por 2 dias, evitar banho quente, alimentos quentes e duros, que demandem muita mastigação.

    Não se auto-medique, avalie a perda sanguínea com seu médico, fale com seu obstetra e consulte um otorrino!

    Boa sorte!

    • Dr. Frederico Santos David
    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Bom dia!!

    É importante que procure um otorrinolaringologista com urgência para controle do sangramento. Existem maneiras de estancar o sangramento que podem ser realizadas em gestantes com segurança. Se não conseguir encontrar um otorrino, é importante retornar ao pronto-socorro. Até que busque o atendimento médico, você pode comprimir seu nariz e fazer compressas geladas na face para ajudar a diminuir o sangramento. Destaco que estas medidas não substituem a busca urgente por atendimento médico.

    Drª. Majorie Cristine Agnoletto
    Otorrinolaringologia
    Caxias do Sul / RS