Como tratar de paralisia das cordas vocais?

  • Primeiro devemos saber a causa da paralisia. Existem várias causas, desde uma paralisia devido a um vírus até tumores.

    • Dr. Francisco Pereira de Barros Neto
    Dr. Renato Albuquerque Guimarães
    Otorrinolaringologia
    Ceres / GO
  • Vai depender muito do posicionamento em que as cordas vocais paralisaram. Uma paralisia em que elas se posicionam de maneira a obstruir a passagem aérea para os pulmões necessita de uma via alternativa de passagem aérea mais rapidamente (geralmente uma traqueostomia).

    Deveremos realizar uma investigação minuciosa da causa pois podem variar muito em etiologia, as vezes sendo mais grave que a própria paralisia.

    O importante é ter uma avaliação com seu médico otorrinolaringologista para coordenar a investigação diagnóstica e propor o melhor tratamento para seu caso.

    • Dr. Frederico Santos David
    • Dr. Francisco Pereira de Barros Neto
    Dr. Giovanni Paolo Seroni
    Otorrinolaringologia
    Sinop / MT
    Marcar consulta
  • O colega Renato está correto. Antes de mais nada é preciso ter o diagnóstico etiológico, ou seja, o que causou a paralisia.
    Algumas vezes mesmo com a causa identificada e tratada a paralisia pode permanecer. Nestes casos, com uma boa orientação fonoterápica é possível resgatar sua voz integralmente.

    Dr. Francisco Pereira de Barros Neto
    Otorrinolaringologia
    Ponta Grossa / PR