Bom dia. Fui submetida à espedectomia nos dois ouvidos. Há algum tempo minha audição vem diminuindo no lado que foi operado primeiro, a cerca de 24 anos. Posso operar novamente?

  • Provável comprometimento da cóclea e não mais perda auditiva na transmissão do som, portanto, uma nova cirurgia está contraindicada.

    Dr. Augusto Cesar Borges
    Otorrinolaringologia
    Uberlândia / MG
  • A recrudescência da deficiência auditiva pós estapedectomia não é rara, mas nestes casos, em geral, a cirurgia está contraindicada, pelos riscos aumentados de complicações graves.

    Normalmente, indicamos protetização auditiva, mas isso dependerá do paciente e de cada caso.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ