Bom dia, tenho muita tosse seca, falta de ar, principalmente à noite ou quando faço caminhadas. Sinto uma coceira na garganta e quando falo demais me falta a voz.

  • Bom dia. Tosse seca, falta de ar aos esforços e prurido (coceira) na garganta podem ser sinais de uma atopia (alergia) que pode comprometer as vias aéreas superiores (garganta e nariz) e/ou as vias aéreas inferiores (traqueia e pulmão). Seria interessante uma avaliação médica para definir quais sistemas estão comprometidos. Essa avaliação pode ser feita com um otorrinolaringologista ou pneumologista. Quanto à sua disfonia ou afonia (falta de voz) ao falar muito pode ser um sintoma de alguma pequena alteração nas pregas vocais e um exame de imagem (laringoscopia) deve ser realizado a fim de se fazer o correto diagnóstico. Por fim, uma alimentação adequada e a ingesta de água sempre são recomendadas.
    Obrigado.

    Dr. Luiz Gabriel Signorelli
    Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial
    Otorrinolaringologia
    Campinas / SP