Boa tarde, tem uns 4 meses que estou indo ao médico com minha menina, ela tem 3 anos e falam que ela está com inflamação no ouvido. Passam os remédios e realizo o tratamento, mas retorna a inflamação. Tem como na hora da consulta realizar a limpeza?

  • O ouvido é dividido em 3 partes. A limpeza do ouvido só é efetiva se o problema for na porção externa (que fica da orelha até a membrana do tímpano). Se o quadro inflamatório for do ouvido médio, a limpeza não vai ser efetiva.

    Dr. Yuri Oliveira de Carvalho
    Otorrinolaringologia
    Salvador / BA
  • Bom dia, tem como limpar sim. Caso o colega não esteja fazendo tal procedimento deve ter algum motivo, dentre eles, ouvido muito inflamado ou suspeita de perfuração da membrana do tímpano e quer evitar fazer a lavagem, por exemplo. Maiores detalhes agenda uma consulta para melhor avaliarmos.

    Dr. Jose Stenio Ponte Dias Filho
    Otorrinolaringologia
    Brasília / DF