Boa noite, meus ouvidos entopem com cera. O que devo fazer para não criar tanta cera?

  • A quantidade de cerume produzida é individual, existem pessoas que produzem mais, outras menos. Porém existem outros fatores que facilitam o acúmulo, por exemplo, um conduto auditivo ou meato acústico externo estreitos ("entrada e canal do ouvido") dificultam a saída do cerume e ele acaba acumulando.

    O uso de plugs, aparelhos auditivos ou fones de ouvido vão empurrando a cera que está para sair de volta para o ouvido, compactando-a e facilitando a formação de rolha.

    O uso de cotonete é controverso, se houver acúmulo de cera e a pessoa usar o cotonete, vai agravar o quadro pois não irá remover a cera, só irá fazer como um pilão, compactando-a ainda mais. Porém, se o ouvido estiver com pouca cera e a pessoa souber usar corretamente (introduzir com cuidado até certa profundidade e tirar circundando o conduto) e com certa frequência o cotonete, não irá ocorrer acúmulo. Porém por ser uma minoria das pessoas que sabem como fazê-lo corretamente e ainda assim há risco de se machucar, será difícil ver um otorrino recomendando o uso do mesmo.

    Uma opção menos arriscada é fazer o uso de gotas que dissolvem a cera semanalmente para evitar seu acúmulo.

    Caso seu ouvido já esteja entupido, faça o uso dessas gotas (cerumin), 3 gotas, 3 vezes ao dia, de preferência morno, por 3 a 5 dias no mínimo antes de visitar o seu otorrino, pois facilita a remoção em consultório.

    Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Grande abraço.

    Dr. Guilherme Cabrini Scheibel
    Otorrinolaringologia
    Maringá / PR
  • Alguns fatores podem estimular a produção de cera como certos xampus, estresse, uso diário do cotonete ou eczema do conduto auditivo. A cera é uma proteção natural, não leva a problemas permanentes!

    Dr. Jorge Evandro Correia Filho
    Otorrinolaringologia
    Fortaleza / CE
  • A principal recomendação para se evitar o acúmulo frequente de cera é não usar cotonetes. No entanto, algumas pessoas com pele mais oleosa podem ter maior produção de cera e maior facilidade para que esse problema ocorra.

    Dr. Hugo Valter Lisboa Ramos
    Otorrinolaringologia
    Goiânia / GO