A que tratamento devo me submeter para parar de roncar?

  • Você deve procurar ajuda especializada para melhor avaliação do seu caso. Alguns são cirúrgicos, outros não necessariamente. A avaliação otorrinolaringológica irá lhe orientar para cada caso.

    Drª. Graziela de Oliveira Semenzati
    Otorrinolaringologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Prezado internauta-paciente,

    O Ronco, em geral, é apenas a "sonorização" de um problema muito mais importante, um distúrbio respiratório noturno que afeta toda a economia do nosso corpo, afinal, se não descansamos bem, as consequências são muitas. A isto denominamos Síndrome da Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do Sono.

    Normalmente, esta desordem é multifatorial, isto é, as causas são variadas e não somente um único fator está implicado na sua gênese.

    Desta forma e aí, respondendo à sua pergunta, o tratamento para tal, costuma ser também calcado em uma série de medidas.

    Procure um bom otorrinolaringologista, você deve ser, antes de tudo, avaliado/a, submetido/a ao exame físico da via aérea superior pelo especialista e diagnosticado para, só depois, ter uma conduta traçada para o seu caso.

    Forte abraço!

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Existem diversas causas para o ronco e o tratamento também pode variar. É essencial você passar por uma avaliação médica especializada e, talvez, por exames complementares como polissonografia e exames de sangue. Aumento de peso, alterações na faringe e no nariz são fatores muito comuns na geração do ronco e o tratamento pode envolver desde cirurgias até o uso de aparelhos durante o sono. Lembre-se de que o tratamento ideal para você pode não ser o mesmo para outro paciente.

    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR