Hérnia cervical e síndrome do desfiladeiro são 2 diagnósticos?

  • Sim, são diagnósticos diferentes.
    Os locais de ocorrência são diferentes, mas muitas vezes podem apresentar sinais clínicos semelhantes.
    A hérnia cervical pode causar compressão da medula ao nível cervical, podendo além de dor, levar à parestesia (formigamento) ou perda de força no membro superior, dependendo do grau de compressão medular.
    O desfiladeiro torácico ocorre pela compressão do plexo braquial (compressão de um conjunto de nervos) ou compressão vascular, já "fora" da coluna cervical e estas compressões podem ser dinâmicas, por compressão muscular, ou estáticas, por compressão por exemplo pela presença de costela cervical.
    O diagnóstico da Síndrome do desfiladeiro torácico é de exclusão, devendo ser investigadas antes do diagnóstico conclusivo outras patologias, pois apesar de apresentar algumas vezes, sinais muito semelhantes ao da hérnia cervical, por exemplo, necessita no entanto de tratamento diferente.

    Dr. Gustavo  Barboza de Oliveira
    Dr. Gustavo Barboza de Oliveira
    Ortopedia E Traumatologia
    Jataí / GO