Soube hoje que a pressão no meu olho é 14 e 20 no outro. Devo ficar preocupada?

  • Preocupada não. Alerta. Deve repetir a medida da pressão ocular e realizar Campimetria computadorizada além da avaliação do fundo de olho. Diante da avaliação destes 3 exames pode se prever hipertensão ocular, glaucoma ou apenas amplitude de pressão entre os olhos, fisiológica. O resultado destes 3 exames associados é o que vai dirigir sua avaliação oftalmológica.

    Drª. Luciana Cunha do Prado
    Oftalmologia
    Rio Verde / GO
  • Normalmente não se tem essa diferença entre os 2 olhos. É preciso investigar mais fazendo novas medições, observando o aspecto do nervo óptico, campo visual e espessura da córnea, além de exames como a gonioscopia para verificar o ângulo da câmara anterior dos olhos, isso para investigar a possibilidade de glaucoma.

  • Sim, procure um oftalmologista da sua confiança para tratamento adequado.

    Dr. Ricardo Castanheira de Carvalho
    Oftalmologia
    Brasília / DF
  • Dizem os livros clássicos que a pressão ocular normal se situa entre 10 e 21 mmHg. Fora destes limites, seria considerada anormal.
    Hoje os critérios não são tão simples.
    No entanto, mesmo que a pressão dos seus olhos se situe dentro daqueles limites, é suspeita a DIFERENÇA superior a 4 mmHg entre os dois olhos do mesmo indivíduo (e a sua diferença é de SEIS).
    Recomendação: Refaça o exame oftalmológico, medindo novamente a pressão ocular, incluindo o fundo-de-olho e realizando campo visual. A avaliação conjunta destes três dados revelará o quê está acontecendo.

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • A assimetria desses valores não é normalmente esperada. Sugere-se repetir essa tonometria e investigar com mais exames se necessário.

    Drª. Ana Paula Ximenes Alves
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE