Qual a função do colírio que paralisa o cristalino? Por que pessoas com mais de 20 anos não precisam fazer uso deste?

  • Para que o exame oftalmológico seja preciso, é necessária a CICLOPLEGIA prévia. Particularmente a utilizo nos meus pacientes em todas as idades (com exceção apenas dos maiores de 60 anos, por motivos médico-técnicos).

    VJ
    = = =

    • Drª. Daniela Vieira Roehe
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • O colírio em questão serve para paralisar temporariamente o músculo que contrai o cristalino. Isso permite a correta identificação do grau em casos selecionados, além de permitir uma melhor avaliação do cristalino (quanto à presença de catarata, por exemplo) e da retina como um todo. A identificação do grau em pacientes adultos pode ser feita de forma satisfatória em muitos destes, mas não exclui o uso do colírio em alguns.

    Dr. Fernando Zeitounian
    Oftalmologia