Oi, bom dia. Estou com conjuntivite já tem mais de 5 dias fui medicada por uma clínico geral com esse colírio Tobradex, fiz a higiene certa com soro fisiológico e pinguei uma gota em cada olho com o colírio, como foi recomendado. Mas nada de melhorar

  • CONJUNTIVITES: Há várias (bacterianas, virais, fúngicas, alérgicas, traumáticas, físico-químicas). Antes de tratar a sua com antibióticos, certifique-se de sua origem - ou o 'tratamento' poderá ser mais prejudicial do que benéfico.

    SORO FISIOLÓGICO: Despesa supérflua. Melhor é higiene comum (e mais frequente) com água TRATADA de torneira (na falta desta, água FERVIDA fria).

    COLÍRIO ANTIBIÓTICO: Admitindo que se confirme origem bacteriana da sua conjuntivite, ignore a frequência de uso do colírio indicada na bula. Nos olhos, colírios não agem por mais do que 3 horas. Portanto, o antibiótico deve ser aplicado a cada 3 horas (ou intervalos menores), e o tratamento deve ser mantido por pelo menos 7 dias seguidos - SEM FALHAR !

    ESCOLHA DOS ANTIBIÓTICOS: Antibióticos 'de última geração' nem sempre são os mais eficazes. Seu oftalmologista lhe indicará aquele mais indicado ao seu caso.

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas
    = = =

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Colírios à base de corticosteroides geralmente retardam a melhoria da maioria das conjuntivites, pois reduzem a reação inflamatória, principal responsável pelo combate aos vírus e bactérias.
    Estes medicamentos devem ser usados apenas em caso de conjuntivites alérgicas, mesmo assim sob estrita orientação de um oftalmologista, afinal são os corticosteroides responsáveis por muitos casos de glaucoma, pois aumentam a pressão ocular.

    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Oftalmologia
    Salvador / BA